Exercícios Sobre Noções de Versificação

01 - Assinale a alternativa em que o primeiro verso é um decassílabo sáfico

(A) fruto, depois de ser semente humilde e flor,

Na alta árvore nutriz da vida, amadureço.

(B) A dor de quem recorda os tempos idos

Fere como um punhal envenenado

(C) Já a lágrima triste choraram teus filhos.

Teus filhos que choram tão grande tardança

(D) Índio gigante adormecerá um dia

Junto aos Andes por terra era prostrado

02 - Assinale a alternativa em que o primeiro verso é um alexandrino

a) ?Sabíamos que durava, gloriosa e intacta a lua.

b) Quero a aledria de um barco voltando.

c) Eu não sei se tudo era pra mim desejo

d) Ó meu ódio, meu ódio majestoso

03 - (FUVEST) Colar de Carolina

Com seu colar de coral,

Carolina

Corre por entre as colunas

Da colina

O colar de Carolina

Colore o colo de cal,

Torna corada a menina

E o sol, vendo aquela cor

Do colar de Carolina

Põe coroas de coral

Nas colunas da colina

Pode-se afirmar a respeito do texto:

(a) São versos para crianças, tratando-se portanto, de literatura de caráter didático.

(b) todas as palavras estão empregadas em sentido denotativo, o que por vezes acontece em textos poéticos.

(c) Os versos não têm valor estético porque não exprimem um pensamento profundo.

(d) As sonoridades dos vocábulos foram habilmente manipuladas, o que revela o virtuosismo do autor.

04 - (FACULDADES OBJETIVO) CANÇÃO AMIGA

Eu preparo uma canção

Em que minha mãe se reconheça,

Todas as mães se reconheçam

E que fale com dois olhos

Caminho por uma rua

Que passa em muitos países

Se não me vêem, eu vejo

E saúdo velhos amigos

Eu distribuo um segredo

Como quem ama ou sorri

Dois carinhos se procuram

Minha vida, nossa vida

Formam um só diamente.

Aprendi novas palavras

E tornei outro mais belas.

Eu preparo um canção

Que faça acordar os homens

E adormecer as crianças.

(Carlos Drummond de Andrade)

Observando a métrica do texto proposto, conclui-se que predominam versos:

a) hexassílabos

b) octossílabos

c) decassílabos

d) heptassílabos

05 - (FMU) "De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encanto mais meu pensamento".

(Soneto da Felicidade - Vinícius de Morais)

Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima

a) é obrigatoriamente de quatro versos.

b) pode ser de três ou quatro versos

c) necessita de outra estrofe de quatro versos par terminar a poesia

d) necessita de outra estrofes de três versos para terminar a poesia.

06 - No texto acima o:

a) primeiro verso é decassilabo

b) segundo verso é branco

c) terceiro verso é livre

d) terceiro verso é agudo

07 - Na estrofe acima há:

a) Quatro versos alexandrinos graves;

b) Quatro versos alexandrinos agudo

c) Quatro versos alexandrino trimétricos;

d) Quatro versos decassilábos;

ASSOCIE as expressões de 8 a12 com as altenativas abaixo:

a) há aliteração

b) há zeugma

c) há conversão

d) há anáfora

e) há hipérobole

08 - Em:

"Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada

E triste, e triste e fatigada me vinha.

Tinhas a alma de sonhos povoada.

E a alma de sonhos povoada eu tinha

(Billac)

09 - Em

"Rios te correrão dos olhos."

(Billac)

10 - Em

"Ringe e range, roupenha, a rígida moenda".

(Costa e Silva

11 - Em:

Creio num deus moderno,

um deus sem piedade

um deus moderno, deus de guerra e não de paz.

(Dante milano



12 - Em

O mar é - lago sereno

o céu _ um manto azulado

(Casimiro de Abreu)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Featured