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Gripe Espanhola

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*Manuscrito
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*Aproximadamente 30 Linhas
*Conclusão
PARA SEGUNDA FEIRA

A Gripe de 1918 (frequentemente citada como Gripe Espanhola) foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Foi causada por uma virulência incomum e cepa mortal do vírus Influenza A do subtipo H1N1.

A origem geográfica da pandemia de gripe de 1918-1919 ( espanhola ) é desconhecida. Foi designada de gripe espanhola, gripe pneumónica, peste pneumónica ou, simplesmente, pneumónica.

A designação "gripe espanhola" deu origem a algum debate na literatura médica da época, que talvez se deva ao fato de a imprensa na Espanha, não participando na guerra, ter noticiado livremente que civis em muitos lugares estavam adoecendo e morrendo em números alarmantes.

A doença foi observada pela primeira vez em Fort Riley, Kansas, Estados Unidos da América em 4 de Março de 1918, e Queens, Nova Iorque em 11 de Março do mesmo ano.
Os primeiros casos conhecidos de gripe na Europa ocorreram em Abril de 1918 com tropas francesas, britânicas e americanas, estacionadas nos portos de embarque na França.

Em Maio, a doença atingiu a Grécia, Espanha e Portugal. Em Junho, a Dinamarca e a Noruega. Em Agosto, os Países Baixos e a Suécia. Todos os exércitos estacionados na Europa foram severamente afectados pela doença, calculando-se que cerca de 80% das mortes da armada dos EUA se deveram à gripe.

Falando de Pitágoras

Assim como acontece com Tales, as informações sobre a vida de pitágoras misturam lenda e realidade de Estima-se que Pitágoras nasceu na Grécia entre 590 e 570 A.C. Durante sua juventude, vigiou e aprendeu muito.
Sem dúvida, foi um homem brilhante, pois a escola fundada por ele, em Cretona, colônia grega localizada no sul da Itália, teve papel importantismo no desenvolvimento da matemática. Os pitagóricos, como eram chamados, dedicaram-se também à música, filosofia e astronomia.
Considera-se que, com Pitágoras, a matemática passou a ter um caráter mais intelectual: buscar o conhecimento, mesmo que esse não tenha aplicações práticas imediatas.

Revolução Russa

1-)Caracterize o Império Russo nos anos que antecederam 1917.

2-)Qual a influência mancismo na Revolução Russa de 1917?

3-)Explique as divergências entre bolcheviques e mencheviques no interior do POSDR.

4-)Atualmente, os partidos políticos também apresentam, no seu interior, grupos que divergem? Explique e dê exemplos atuais.

5-)Explique, o que foi o Domingo Sangrento?

Lições Desta Semana

[História]Questões Da Revolução Russa [Segunda-Feira]
[História]Trabalho Gripe Espanhola [Segunda-Feira]
[Português]Exercícios Do Texto Tudo Mais Barato [Segunda-Feira]
[Matemática]Trabalho de Pitágoras Assinado [Segunda-Feira]
[Ciências]Explicação do Trabalho de Ciências [Quarta-Feira]
[Ciências]Trabalho Sobre H1N1 [Quarta-Feira]
[Português]Prova Do Livro [Quinta-Feira]
[Inglês]Trabalho da Folinha [Sexta-Feira]

O Mundo Dividido: Países capitalistas e socialista

A segunda metade do século XX(20) foi marcada pela refionalização do espaço mundial em dois sistemas de poder com interesses sociais, políticos e econômicos diferentes e opostos: o capitalismo e o socialismo

O Sistema Capitalista
O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI(11) e XV(15) e que se sobrepôs lentamente a outros sistemas de produção tomando-se predominante no século XVII(17)
No sistema capitalista, a burguesia controla os meios de produção, o capital, a circulação e a distribuição dos bens. Os meios de produção são as máquinas, os equipamentos, as matérias-primas as terras e a energia necessários a produção de bens ou mercadorias. O capital é o conjunto dos meios de produção que são utilizados na produção de um determinado bem ou serviço: considerado seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases: capitalismo comercial, industrial e financeiro

Capitalismo Comercial
Essa fase foi marcada pela expansão maritima européia as grandes navegações iniciadas no século XV(15) que permitiu aos europeus tomarem contato com territórios até então desconhecidos por eles e que se transformaram em importantes fornecedores de matérias-primas, metais precioso e especiarias, além de consumidores de bens produzidos na Europa. O intenso comércio de mercadorias durante os séculos XV(15) e XVIII(18) possibilitou a acumulação do capital, daí e denominação capitalismo comercial.

Capitalismo Industrial
Durante o capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes exigências de oficinas manufatureiras a introduzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indústria. No século XVIII(18) ocorreu a chamada Revolução Industrial, caracterizado pela intensa utilização de máquinas a vapor pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalhador e pelo trabalho assalariado como consequência,ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias o que multiplicou os lucros e elenou a concentração do capital. O comércio perdeu espaço para a indústria, que se tomou a principal atividade econômica do sistema capitalista do século XVIII(18) até meados do século XX(20)

Capitalismo Financeiro
É a fase atual, caracterizada pelo regime de integração entre, capital pela incorporação de criação de bancos, por parte das indústrias ou o contrário a abordação de indústrias pelos bancos.
O capital deixou de pertercer exclusivamente às indústrias ou aos bancos e passou a ser chamado então de capital financeiro. A moeda, que muita vezes é virtual circula principalmente por meio das bolsas de valores, que se constituem no centro do sistema capitalista.
Essa fase teve início no final do século XIX(19) e a sua consolidação ocorreu após a 1º Guerra Mundial (1914 a 1918) quando as empresas associadas às instruções financeiras aumentaram o seu poder de influência.




Questões de Revisão - Handebol

1-) Em 1915, Karl Schelleng, criou um jogo o qual deu o nome de handebol. Por que este esporte foi criado?

2-) Qual a principal característica deste esporte? Compare com outros esportes.

3-) Qual o objetivo do jogo?

4-) Com Quantos jogadores é formada uma equipe de handebol? (TITULARES E RESERVAS)

5-) Quais os fundamentos do handebol?

6-) Oque é técnica do esporte?

7-) Oque é tática do esporte?

8-) Cite 2 sistemas táticos defensivos utilizados no handebol

9-) Por que é importante a prática de esportes? (INCLUINDO O HANDEBOL) na escola?

Lições de Português Que Deve Estar No Caderno

OBS:COPIAR EM ORDEM.(1,2,3,4)
  • 1 - Funções de Linguagem
  • 2 - Figuras de Linguagem - (Exercícios)
  • 3 - Noções de Versificação - (Exercícios)
  • 4 - Função de Linguagem - (Exercícios)
  • Exercícios Sobre Função de Linguagem

    1. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:

    a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

    b) O verbo infinitivo

    Ser criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para poder chorar Para poder nutrir-se; e despertar Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir E começar a amar e então ouvir E então sorrir para poder chorar. E crescer, e saber, e ser, e haver E perder, e sofrer, e ter horror De ser e amar, e se sentir maldito E esquecer tudo ao vir um novo amor E viver esse amor até morrer E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)

    c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)

    d) " - Que coisa, né?

    - É. Puxa vida!

    - Ora, droga!

    - Bolas!

    - Que troço!

    - Coisa de louco!

    - É!"

    e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."

    f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)

    g) " - Que quer dizer pitosga?

    - Pitosga significa míope.

    - E o que é míope?

    - Míope é o que vê pouco."

    2. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:

    "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno."

    (Machado de Assis)

    Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:

    a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)

    b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)

    c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."

    d) "Se um dia você for embora

    Ria se teu coração pedir

    Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

    e) "Olá, como vai?

    Eu vou indo e você, tudo bem?

    Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?

    Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)

    3. Texto para as questões 04 e 05

    POÉTICA

    Que é poesia?

    uma ilha

    cercada

    de palavras

    por todos os lados

    Que é um poeta?

    um homem

    que trabalha um poema

    com o suor do seu rosto

    Um homem

    que tem fome

    como qualquer outro

    homem. (Cassiano Ricardo)

    4. Quais as funções da linguagem predominantes no poema anterior?

    5. Aponte os elementos que integram o processo de comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.

    6. (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingüísta Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante".

    "Meu canto de morte

    Guerreiros, ouvi.

    Sou filho das selvas

    Nas selvas cresci.

    Guerreiros, descendo

    Da tribo tupi.

    Da tribo pujante,

    Que agora anda errante

    Por fado inconstante.

    Guerreiros, nasci:

    Sou bravo, forte,

    Sou filho do Norte

    Meu canto de morte,

    Guerreiros, ouvi." (Gonçalves Dias)

    Indique a função predominante no fragmento acima transcrito, justificando a indicação.

    7 – Identifique e relacione a(s) função(ões) da linguagem que está(ão) presente(s) nos textos abaixo:

    OBS: Num mesmo texto, nas mais das vezes, há mais de uma função da linguagem. O fundamental é que se perceba qual a função predominante para a organização da mensagem.

    TEXTOS

    I.

    Só uma coisa

    me assombra e deslumbra:

    como é que o som penetra na sombra

    e a pena sai da penumbra?

    PAULO LEMINSKI

    II.

    UNS SIMPLESMENTE PASSAM PELA VIDA.

    OUTROS FAZEM QUESTÃO DE DEIXAR MARCAS.

    O maior autódromo do mundo é o próprio mundo. Só que aqui não existem paradas de Box, nem pódio, nem troféus. É a prova de performance definitiva: aqui a corrida nunca termina. Neste autódromo não existe linha de chegada. E nem precisa. Todo mundo já sabe quem são os vencedores.

    BMW, PRAZER EM DIRIGIR

    (Revista Veja)

    III.

    “IMPOSTOS DISPARAM AMANHÃ!!!”

    (Folha de São Paulo)

    IV.

    “RELÓGIOS GUCCI . JÁ VÊM ACOMPANHADOS DE HORAS INESQUECÍVEIS...”

    (Revista Veja)

    V.

    “Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer...e, além do mais, expedir alguns magros capítulos para esse mundo é tarefa que sempre distrai um pouco da eternidade; mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica...Vício grave e, aliás, ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor...Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios: guinam à direita e à esquerda, escorregam e caem...”

    (MACHADO DE ASSIS in Memórias Póstumas de Brás Cubas)

    VI.

    “Parar de escrever

    Bilhetes de felicitações

    Como se eu fosse Camões

    E as Ilíadas dos meus dias

    Fossem Rosas, Graças, Vieiras, Sermões”

    PAULO LEMINSKI

    VII.

    “Às vezes, fico querendo que nada

    mude....

    REVLOVALTLOVAIEM:

    Mudar é tudo que pude!

    PAULO LEMINSKI

    VIII.

    GLOBO E VOCÊ

    TODA HORA

    TUDO A VER

    (Vinheta publicitária)

    IX.

    BANDEIRANTES: o canal do ESPORTE!

    (Vinheta publicitária)

    X.

    DEMAIS

    Tudo eu já fiz pra te esquecer,

    Mas foi em vão

    E agora quero voltar....

    Todas essas noites passei sem dormir

    Com os olhos a jorrar...

    Quando um amor é demais

    Não se pode jogar fora.

    Olho para esses casais

    Com um sonho na memória...

    Mahatma Gandhi, Krishna, Deus

    Mas só você pode me saltar agora....

    ARNALDO ANTUNES e NANDO REIS

    XI

    Meus oito anos

    Oh ! que saudades que eu tenho

    Da aurora da minha vida,

    Da minha infância querida

    Que os anos não trazem mais !

    Que amor, que sonhos, que flores,

    Naquelas tardes fagueiras

    À sombra das bananeiras,

    Debaixo dos laranjais !

    Como são belos os dias

    Do despontar da existência !

    - Respira a alma inocência

    Como perfumes a flor;

    O mar é - lago sereno,

    O céu - um manto azulado,

    O mundo - um sonho dourado,

    A vida - um hino d’amor !

    (...)

    (Casimiro de Abreu)

    XII

    O difícil adeus ao cigarro

    O Brasil tem 40 milhões de fumantes. Ainda são muitos, mas o número vem caindo. O volume de cigarros queimados no país caiu 32% em dez anos, e uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) descobriu que 21,4% da população carioca fuma, contra 29,8% em 1989. Os dados demonstram que a política antitabagista do governo começa a dar resultados. Na semana passada o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, recebeu um prêmio da Organização Mundial da Saúde (OMS) por seu empenho nas negociações do tratado mundial antitabaco. Aprovado no fim de maio por 171 países, o documento prevê uma guerra contra a indústria do fumo, com medidas como a abolição quase total de propaganda de cigarro em cinco anos e taxações e financiamento para levar os plantadores de tabaco a mudar de negócio. Entende-se o esforço. Deixar de fumar é um desafio que poucos conseguem vencer. Segundo um estudo publicado pela revista New Scientist, 85% dos que param voltam a dar suas baforadas depois de um ano. Alguns recaem antes. Só 3% conseguem, de fato, abandonar o vício. Quem procura ajuda médica, toma remédio e faz terapia aumenta sua chance de sucesso para 20%. O Brasil é um dos recordistas em motivação para largar o cigarro. Um estudo feito pela psiquiatra Analice Gigliotti, chefe do setor de dependência química da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, mostra que 81% dos fumantes brasileiros querem parar. É um porcentual só comparável ao dos suecos, com 85%. Mas o índice de tentativas frustradas entre os brasileiros é igualmente alto: cada um já tentou parar cinco vezes, em média - sem sucesso. Difícil é, mas vale a pena. O tabaco causa 50 tipos de doença. As mortes anuais em virtude de seu uso chegam a 5 milhões no mundo, 200 mil no Brasil. 'Já tomei a decisão de parar, porque quero ver meus filhos crescer. Mas não consigo', afirma a ex-deputada federal Rita Camata, de 41 anos. Na condição de vice do candidato a presidente José Serra, antitabagista convicto, ela reduziu o consumo diário. Nas duas vezes em que engravidou, chegou a parar completamente. Mas depois voltou. 'Sou dependente', confessa. 'Não me sinto à vontade para acender um cigarro nem em minha própria casa, mas ainda não sei viver sem fumar.'

    (Revista Época, jun/2003)

    XIII

    Vela

    A luz apagou...

    A energia acabou,

    Procuram-se velas,

    procuram-se tréguas.

    A chama clama

    Pra viver.

    Seu brilho é amarelo,

    marrom e azul:

    azul céu, marrom terra,

    amarelo ânima

    que anima nossa vida,

    nos dá esperança

    nos faz ser criança!

    A vela nos vela

    nas noites frias

    noites sombrias,

    que medo nos dá

    de ficarmos sós

    (Antônio Jackson de S. Brandão in Poesia, tempo e mar, p. 33)

    XIV

    Do lugar-comum ao incomum

    O jornalista inglês Bill Emmont, que acaba de deixar a direção da The Economist depois de 13 anos de excelente trabalho, dá a receita do seu êxito à testa de um semanário de informação. Além de reforçar o interesse pelo crescimento de Índia e China “e outros gigantes em desenvolvimento” e de elevar a qualidade “da análise e da explicação”, cabe brindar os leitores, toda semana, com dois ou três assuntos “nos quais você não pensou”.

    (...)

    Emmont é cavalheiro refinado e cidadão responsável. Não se daria bem nas redações nativas, onde se espalha a convicção de que o leitor é ignorante, para não dizer coisa pior. Donde, nivelemos por baixo. Aviltemos a língua e manipulemos a informação. Espírito crítico? Senso de humor? Praticamente zero. Emmott anda na mão oposta.

    Para nadar contra a corrente, neste nosso rio poluído, basta respeitar a verdade factual, praticar o espírito crítico e fiscalizar o poder, em todos os quadrantes, para aderir à receita de Emmott é suficiente encarar os fatos com honestidade e independência. E respeito pelo leitor e pela profissão.

    A mídia verde-amarela, com raras exceções, é o refúgio do lugar-comum, da frase feita, do clichê. O santuário. A origem está na prepotência de poucos, a explorar a resignação dos demais.

    (...)

    O lugar-comum serve para explicar tudo, imposto de cima para baixo. Digamos. Lula é um metalúrgico inculto. O governo atual é o mais corrupto de todos os tempos, Fernando Henrique Cardoso é o príncipe dos sociólogos que o mundo nos inveja. E assim por diante. Desculpem, mas o futebol também gera monumentais lugares-comuns, uivados por locutores e comentaristas.

    (Revista Carta Capital, março/2006)

    XV

    Sinal Fechado

    Olá, como vai ?

    Eu vou indo e você, tudo bem ?

    Tudo bem eu vou indo correndo

    Pegar meu lugar no futuro, e você ?

    Tudo bem, eu vou indo em busca

    De um sono tranquilo, quem sabe ...

    Quanto tempo... pois é...

    Quanto tempo...

    Me perdoe a pressa

    É a alma dos nossos negócios

    Oh! Não tem de que

    Eu também só ando a cem

    Quando é que você telefona ?

    Precisamos nos ver por ai

    Pras semana, prometo talvez nos vejamos

    Quem sabe ?

    Quanto tempo... pois é...

    Quanto tempo

    Tanta coisa que eu tinha a dizer

    Mas eu sumi na poeira das ruas

    Eu também tenho algo a dizer

    Mas me foge a lembrança

    Por favor, telefone, eu preciso

    Beber alguma coisa, rapidamente

    Pra semana

    O sinal ...

    Eu procuro você

    Vai abrir...

    Prometo, não esqueço

    Por favor, não esqueça, por favor

    Adeus... adeus ...

    (Paulinho da Viola)

    XVI

    protuberância s.f do Lat. *protuberantia, de protuberare, fazer bojo; saliência; parte saliente; elevação. excrescência, bossa; apófise.

    Exercícios Sobre Noções de Versificação

    01 - Assinale a alternativa em que o primeiro verso é um decassílabo sáfico

    (A) fruto, depois de ser semente humilde e flor,

    Na alta árvore nutriz da vida, amadureço.

    (B) A dor de quem recorda os tempos idos

    Fere como um punhal envenenado

    (C) Já a lágrima triste choraram teus filhos.

    Teus filhos que choram tão grande tardança

    (D) Índio gigante adormecerá um dia

    Junto aos Andes por terra era prostrado

    02 - Assinale a alternativa em que o primeiro verso é um alexandrino

    a) ?Sabíamos que durava, gloriosa e intacta a lua.

    b) Quero a aledria de um barco voltando.

    c) Eu não sei se tudo era pra mim desejo

    d) Ó meu ódio, meu ódio majestoso

    03 - (FUVEST) Colar de Carolina

    Com seu colar de coral,

    Carolina

    Corre por entre as colunas

    Da colina

    O colar de Carolina

    Colore o colo de cal,

    Torna corada a menina

    E o sol, vendo aquela cor

    Do colar de Carolina

    Põe coroas de coral

    Nas colunas da colina

    Pode-se afirmar a respeito do texto:

    (a) São versos para crianças, tratando-se portanto, de literatura de caráter didático.

    (b) todas as palavras estão empregadas em sentido denotativo, o que por vezes acontece em textos poéticos.

    (c) Os versos não têm valor estético porque não exprimem um pensamento profundo.

    (d) As sonoridades dos vocábulos foram habilmente manipuladas, o que revela o virtuosismo do autor.

    04 - (FACULDADES OBJETIVO) CANÇÃO AMIGA

    Eu preparo uma canção

    Em que minha mãe se reconheça,

    Todas as mães se reconheçam

    E que fale com dois olhos

    Caminho por uma rua

    Que passa em muitos países

    Se não me vêem, eu vejo

    E saúdo velhos amigos

    Eu distribuo um segredo

    Como quem ama ou sorri

    Dois carinhos se procuram

    Minha vida, nossa vida

    Formam um só diamente.

    Aprendi novas palavras

    E tornei outro mais belas.

    Eu preparo um canção

    Que faça acordar os homens

    E adormecer as crianças.

    (Carlos Drummond de Andrade)

    Observando a métrica do texto proposto, conclui-se que predominam versos:

    a) hexassílabos

    b) octossílabos

    c) decassílabos

    d) heptassílabos

    05 - (FMU) "De tudo, ao meu amor serei atento

    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

    Que mesmo em face do maior encanto

    Dele se encanto mais meu pensamento".

    (Soneto da Felicidade - Vinícius de Morais)

    Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima

    a) é obrigatoriamente de quatro versos.

    b) pode ser de três ou quatro versos

    c) necessita de outra estrofe de quatro versos par terminar a poesia

    d) necessita de outra estrofes de três versos para terminar a poesia.

    06 - No texto acima o:

    a) primeiro verso é decassilabo

    b) segundo verso é branco

    c) terceiro verso é livre

    d) terceiro verso é agudo

    07 - Na estrofe acima há:

    a) Quatro versos alexandrinos graves;

    b) Quatro versos alexandrinos agudo

    c) Quatro versos alexandrino trimétricos;

    d) Quatro versos decassilábos;

    ASSOCIE as expressões de 8 a12 com as altenativas abaixo:

    a) há aliteração

    b) há zeugma

    c) há conversão

    d) há anáfora

    e) há hipérobole

    08 - Em:

    "Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada

    E triste, e triste e fatigada me vinha.

    Tinhas a alma de sonhos povoada.

    E a alma de sonhos povoada eu tinha

    (Billac)

    09 - Em

    "Rios te correrão dos olhos."

    (Billac)

    10 - Em

    "Ringe e range, roupenha, a rígida moenda".

    (Costa e Silva

    11 - Em:

    Creio num deus moderno,

    um deus sem piedade

    um deus moderno, deus de guerra e não de paz.

    (Dante milano



    12 - Em

    O mar é - lago sereno

    o céu _ um manto azulado

    (Casimiro de Abreu)

    Figuras de Linguagens - Exercícios

    Nos exercícios de número 1 a 22, faça a associação de acordo com o seguinte código:



    a) elipse g) anacoluto

    b) zeugma h) silepse de gênero

    c) pleonasmo i) silepse de número

    d) polissíndeto j) silepse de pessoa

    e) assíndeto l) anáfora

    f) hipérbato m) anástrofe



    1. ( ) “Dizem que os cariocas somos pouco dados aos jardins públicos.”(Machado de Assis)



    2. ( ) “Aquela mina de ouro, ele não ia deixar que outras espertas botassem as mãos.” (José Lins do Rego)



    3) ( ) “Este prefácio, apesar de interessante, inútil.” (Mário Andrade)



    4. ( ) “Era véspera de Natal, as horas passavam, ele devia de querer estar ao lado de lá-Dijina, em sua casa deles dois, da outra banda, na Lapa-Laje.” (Guimarães Rosa)



    5. ( ) “Em volta: leões deitados, pombas voando, ramalhetes de flores com laços de fitas, o Zé-Povinho de chapéu erguido.” (Aníbal Machado)



    6. ( ) “Sob os tetos abatidos e entre os esteios fumegantes, deslizavam melhor, a salvo, ou tinham mais invioláveis esconderijos, os sertanejos emboscados. “ (Euclides da Cunha)



    7. ( ) V. Exa. está cansado?



    8. ( ) “Caça, ninguém não pegava... (Mário de Andrade)



    9. ( ) “Mas, me escute, a gente vamos chegar lá.”(Guimarães Rosa)



    10. ( ) “Grande parte, porém, dos membros daquela assembléia estavam longe destas idéias.” (Alexandre Herculano)



    11. ( ) “E brinquei, e dancei e fui

    Vestido de rei....”(Chico Buarque)



    12. ( ) “Wilfredo foge. O horror vai com ele, inclemente. Foge, corre, e vacila, e tropeça e resvala, E levanta-se, e foge alucinadamente....”(Olavo Bilac)



    13. ( ) “Agachou-se, atiçou o fogo, apanhou uma brasa com a colher, acendeu o cachimbo, pôs-se a chupar o canudo do taquari cheio de sarro.” (Graciliano Ramos)



    14. ( ) “Tão bom se ela estivesse viva me ver assim.”

    (Antônio Olavo Pereira)



    15. ( ) “Coisa curiosa é gente velha. Como comem!” (Aníbal Machado)



    16. ( ) “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado.”(Martinho da Vila)



    17. ( ) “Rubião fez um gesto. Palha outro; mas quão diferentes.”( Machado de Assis)



    18. ( ) “Estava certo de que nunca jamais ninguém saberia do meu crime.” (Aurélio Buarque de Holanda)



    19. ( ) “Fulgem as velhas almas namoradas....

    - Almas tristes, severas, resignadas,

    De guerreiros, de santos, de poetas. “ (Camilo Pessanha)



    20. ( ) “Muita gente anda no mundo sem saber pra quê: vivem porque vêem os outros viverem.” (J. Simões Lopes Neto)



    21. ( ) “Um mundo de vapores no ar flutua.” (Raimundo Correa)



    22. ( ) “Tende piedade de mulher no instante do parto.

    Onde ela é como a água explodindo em convulsão

    Onde ela é como a terra vomitando cólera

    Onde ela é como a lua parindo desilusão.” (Vinícius de Morais)



    Nos exercícios de números 23 a 40, faça a associação de acordo com o seguinte código:

    a) metáfora f) sinédoque

    b) comparação g) sinestesia

    c) prosopopéia h) onomatopéia

    d) antonomásia i) aliteração

    e) metonímia j) catacrese

    23. ( ) “Asas tontas de luz, cortando o firmamento!”

    (Olavo Bilac)



    24. ( ) “Redondos tomates de pele quase estalando.”(Clarice Lispector)



    25. ( ) “O administrador José Ferreira

    Vestia a mais branca limpeza.” (João Cabral de Melo Neto)



    26. ( ) “A cidade inteira viu assombrada, de queixo caído, o pistoleiro sumir de ladrão, fugindo nos cascos de seu cavalo.” (José Cândido de Carvalho)



    27. ( ) “A noite é como um olhar longo e claro de mulher. “ (Vinícius de Morais)



    28. ( ) A virgem dos lábios de mel é um das personagens mais famosas de nossa literatura.



    29. ( ) “O pé que tinha no mar a si recolhe.” (Camões)



    30. ( ) “Se os deuses se vingam, que faremos nós os mortais? “ ( V. Bergo)



    31. ( ) “Solução onda trépida e lacrimosa; geme a brisa folhagem; o mesmo silêncio anela de opresso.” ( José de |Alencar)



    32. ( ) “Avista-se o grito das araras.” (Guimarães Rosa)



    33. ( ) “Da noite a tarde ea taciturna trova

    Soluça...”



    34. ( ) “O Forte ergue seus braços para o céu de estrelas e de paz.” ( Adonias Filho)



    35. ( ) “Lá fora a noite é um pulmão ofegante.” (Fernando Namora)



    36. ( ) “O meu abraço te informará de mim.” (Alcântara Machado)



    37. ( ) “Iam-se as sombras lentas desfazendo

    Sobre as flores da terra frio orvalho. “( Camões)



    38. ( ) “Não há criação nem morte perante a poesia

    Diante dela, a vida é um sol estático

    Não aquece, nem ilumina” (Carlos Drummond de Andrade.)



    39. ( ) “Um olhar dessa pálpebra sombra.” (Álvares de Azevedo)



    40. ( ) “O arco-íris saltou como serpente multicolor nessa piscina de desenhos delicados. “ (Cecília Meireles)



    Nos exercícios de números 41 a 50, faça a associação de acordo com o seguinte código:

    a) ironia d) paradoxo

    b)eufemismo e) hipérbole

    c) antítese f) gradação



    41. ( ) “Na chuva de cores

    Da tarde que explode

    A lagoa brilha (Carlos Drummond de Andrade)



    42. ( ) “Nasce o sol, e não dura mais que um dia.

    Depois de luz, se segue a noite escura,

    Em tristes sombras morre a formosura

    Em contínuas tristezas, a alegria.”

    (Gregório de Matos)



    43. ( ) “Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na

    véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. “(Machado de Assis)



    44. ( ) “Todo sorriso é feito de mil prantos,

    toda vida se tece de mil mortes.”( Carlos de Laet)



    45. ( ) “Eu era pobre. Era subalterno. Era nada.”

    (Monteiro Lobato)



    46. ( ) “Residem juntamente no teu peito

    Um demônio que ruge e um deus que chora.”

    (Olavo Bilac)



    47. ( ) “Quando a indesejada das gentes chegar.”

    (Manuel Bandeira)



    48. ( ) “Voando e não remando, lhe fugiram. “

    (Camões)



    49. ( ) “O dinheiro é uma força tremenda, onipotente, assombrosa.” ( Olavo Bilac)



    50. ( ) “Moça linda, bem tratada, três séculos de família, burra como uma porta: um amor.” (Mário de Andrade)



    Identifique nos textos abaixo os tipos de recursos expressivos que ocorrem.

    51. “Olha a bolha d’água no galho

    Olha o orvalho!” (Cecília Meireles)

    R.





    52. “Bomba atômica que aterra!

    Pomba atônita da paz!

    Pomba tonta, bomba atômica.” (Vinícius de Morais)

    R.





    53. “Belo belo belo.

    Tenho tudo quanto quero.” (Manuel Bandeira)

    R.





    54. “Não quero amar,

    Não quero ser amado,

    Não quero combater

    Não quero ser soldado.”(Manuel Bandeira)

    R.







    55. “Lá vem o vaqueiro, pelos atalhos,

    tangendo as reses para os currais...

    Blém... Blém... blém... cantam os chocalhos

    dos tristes bodes patriarcais.” (Ascenso Ferreira).

    R.





    56. “dúvida sombra

    Sem dúvida na sombra

    Na dúvida, sem sombra.” (Haroldo de Campos)

    R.





    57. “E fria, fluente, frouxa claridade

    Flutua como as brumas de um letargo....“ (Cruz e Souza)

    R.

    58. “A onda anda

    aonde anda

    a onda?

    a onde ainda

    ainda onda

    ainda onda

    aonde?

    aonde?

    a onda a onda.” (Manuel Bandeira)

    R.





    Estabeleça a correlação:

    a) assonância

    b) paronomásia

    c) onomatopéia

    d) aliteração





    59. ( ) “Se você gritasse

    Se você gemesse,

    se você tocasse

    a valsa vienense,

    se você dormisse

    se você cansasse

    se você morresse

    Mas você não morre,

    você é duro, José!” (Drummond)





    60. ( ) Rua

    torta,

    Lua

    morta.

    Tua

    porta.” (Cassiano Ricardo)





    61. ( ) “Diamante. Vidraça

    arisca, áspera asa risca

    o ar. E brilha. E passa.” (Guilherme de Almeida)

    62. ( ) “É pleno dia. O ar cheira a passarinho,

    O lábio se dissolve em açúcares breves.

    O zumbido da mosca embalança de sede.

    .... Assurbanipa!....”(Mário de Andrade)





    63. ( ) “Do amor morto motor da saudade (...)

    Divindade do duro totem futuro total” (Caetano Veloso)



    Nomeie as figuras encontradas nos exercícios abaixo:

    64. ( ) “Adeus: vamos para a frente,

    recuando de olhos acesos.” (Drummond)

    R.





    65. “Plantava tudo que era verdura, que ficavam velhas no chão. “(José Lins do Rego)

    R.





    66 “A igreja era grande e pobre. Os altares, humildes.” (Carlos Drummond de Andrade)

    R.





    67. “Algumas janelas, aqui e ali, continuam acesas, esquecidas da noite que se foi.”( Fernando Sabino)

    R.





    68. “- Ninguém não vê nem um pé de cana.” (J. Lins do Rego)

    R.





    69. “E o olhar estaria ansioso esperando

    e a cabeça ao saber da mágoa balançando

    e o coração fugindo e o coração voltando

    e os minutos passando e os minutos passando...”

    (Vinícius de Morais)

    R.





    70. “E os sessenta milhões de brasileiros falamos e escrevemos de inúmeras maneiras a língua que nos deu Portugal.”

    (Raquel de Queirós)

    R.





    71. “Guardei na memória pedaços de conversas.”

    (Graciliano Ramos)

    R,.





    72. “Essas que ao vento vêm

    Belas chuvas de junho!” (Joaquim Cardoso)

    R.





    73. “Foi por ti que num sonho de ventura

    a flor da mocidade consumi.” (Álvares de Azevedo)

    R.







    Identificar nos textos abaixo as figuras presentes nas frases:

    74. ( ) “A casa tem muitas gavetas

    e papéis, escadas compridas.

    Quem sabe a malícia das coisas

    quando a matéria se aborrece?” (Drummond)

    a) antítese

    b) assíndeto

    c) prosopopéia

    ) catacrese

    e) comparação.





    75. ( ) “Senhora, partem tão tristes

    meus olhos por vós, meu bem,

    que nunca tão tristes vistes

    outros nenhum por ninguém.” (Camões)

    a) metáfora e sinestesia

    b) silepse e catacrese

    c) catacrese e comparação

    d) anáfora e hipérbole

    e) hipérbato e sinédoque





    76. ( ) “O préstito passando

    Bando de clarins em cavalos fogosos

    Utiaritis aritis assoprando cometas sagradas

    Fanfarras fanfarrans

    fenferrens

    finfirrins

    forrobodó de cuia.” (Mário de Andrade)

    a) aliteração e metáfora

    b) comparação e silepse

    c) onomatopéia e aliteração

    d) onomatopéia e metáfora

    e) prosopopéia e comparação



    Relacione as figuras de palavras:

    a) sinestesia d) metonímia

    b) catacrese e) sinédoque

    c) metáfora f) comparação



    77. ( ) “Deixe em paz meu coração

    Que ele é um pote até aqui de mágoa.”(Chico Buarque)



    78. ( ) “... como um lustro de seda dentro de um confuso montão de trapos de chita.” (Raquel de Queirós)



    79. ( ) “Por uma única janela envidraçada, entravam claridades cinzentas e surdas, sem sombras.” (Clarice Lispector)



    80. ( ) Folheada, a folha de um livro retoma....”

    (João Cabral de Melo Neto)



    81. ( ) “Navegam fome e cansaço nas profundezas do rio.” (Mauro Mota).



    82. ( ) “A cidadezinha está calada, entrevada.” (Carlos Drummond de Andrade)



    Relacione as figuras de construção:

    a) silepse de gênero f) anáfora

    b) elipse g) pleonasmo

    c) zeugma h) hipérbato

    d) assíndeto i) anacoluto

    e) polissíndeto j) silepse de número

    l) silepse de pessoa



    83. ( ) “Política, Samuel não discutia.” (Carlos Drummond de Andrade)



    84. ( ) “Eu, parece-me que sim; pelo menos nada conheço, que se lhe aparente.” (Mário de Sá Carneiro)



    85. ( ) “Vossa Senhoria pode ficar descansado; não digo nada; cá estou para outras.”( Machado de Assis)



    86. ( ) “Os outros reparos, aceitei-os todos.”

    (Mário de Andrade)



    87. ( ) “Entramos os cinco, em fila, na sacristia escura.”

    (Carlos Drummond de Andrade)



    88. ( ) “Ama, e treme, e delira, e voa, e foge e engana.”

    (Alberto de Oliveira)



    89. ( ) “- E o povo de Marvalha? perguntava ele aos canoeiros.

    - Estão em São Miguel.” (José Lins do Rego)



    90. ( ) “Tenho certeza que fala de amor.”(Otto Lara Resende).



    91. ( ) “noite sem lua, concha sem pérola”( Guimarães Rosa).



    92. ( ) “Tudo cura o tempo, tudo gasta, tudo digere.”( Vieira)



    93. ( ) “Não nos movemos, as mãos é que se estenderam pouco a pouco, todas quatro,pegando-se, apertando-se, fundindo-se.” (Machado de Assis)





    Relacione as figuras de pensamento:

    a) antítese

    b) paradoxo

    c) ironia

    d) eufemismo

    e) hipérbole

    f) gradação

    g) prosopopéia ou personificação

    h) apóstrofe



    94. ( )“Parece que toda cidade precisava ter um louco na rua para chamar o povo à razão.” (José J Veiga)



    95. ( )“E me beija com alma e fundo/ até minh’alma se sentir beijada...” (Chico Buarque)



    96. ( ) “Holanda defenderá a verdade de vossos sacra-mentos. Holanda edificará templos, Holanda levantará altares...” (Vieira)



    97. ( )“As florestas ergueram os braços peludos.” (Raul Bopp)



    98. ( ) “Colombo, fecha a porte dos teus mares.” (Castro Alves)



    99. ( ) “Tendes a volúpia suprema da vaidade, qu é a vaidade da modéstia.” (Machado de Assis)



    100. ( ) “Gente que nasceu, amou, sofreu aqui.” (Fernan-do Brandt)

    101. ( ) “E pela paz derradeira que enfim vai nos redi-mir. Deus lhe pague.” (Chico Buarque)





    Relacione as figuras de som:

    a) aliteração

    b) assonância

    c) paronomásia

    d) onomatopéia



    102. ( ) “Leis perfeitos seus peitos direitos

    me olham assim

    fino menino me inclino

    pro lado do sim

    rapte-me adapte-me capte-me coração.”

    (Caetano Veloso)



    103.( ) “Plunct, plact, zum, você não vai a lugar ne-nhum.” (Raul Seixas)



    104, ( ) “Toda gente homenageia Januária na janela.”

    (Chico Buarque)



    105. ( ) “Há um pinheiro estático e extático.” (Rubem Braga)

    Funções De Linguagem

    Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos

    Elementos da comunicação



    a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).



    b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.



    c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.



    d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.



    e) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

    Partindo desses seis elementos Roman Jakobson, lingüista russo, elaborou estudos acerca das funções da linguagem, os quais são muito úteis para a análise e produção de textos.



    As seis funções são:



    1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.



    2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.



    3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.



    4. Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.



    5. Função metalingüística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalingüística.



    6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de idéias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.

    Essas funções não são exploradas isoladamente, de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.

    Se Previnir Do Virus H1N1

    1. O que é a influenza A (H1N1)?

    É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus influenza A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

    2. Quais os sintomas que definem um caso suspeito de influenza A (H1N1)?

    Febre alta de maneira repentina (maior que 38ºC) e tosse podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória;

    E ter apresentado esses sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos pela influenza A (H1N1);

    OU ter tido contato próximo nos últimos 10 dias com pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de influenza.

    Observação: Contato próximo: indivíduo que cuida, convive ou teve contato direto com secreções respiratórias ou fluídos corporais de um caso confirmado.

    3. Em quanto tempo, a partir da transmissão, os sintomas aparecem?

    Os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após contato com esse novo subtipo do vírus e a transmissão ocorre, principalmente, em locais fechados.

    4. Há uma vacina que possa proteger a população humana contra essa doença?

    Não. Não existe vacina contra esse novo subtipo de vírus da influenza. Há pesquisas em andamento, mas não há previsão para o desenvolvimento desta vacina.

    5. A vacina contra gripe comum protege contra a influenza A (H1N1)?

    Não há, até o momento, nenhuma evidência de que a vacina contra gripe comum proteja contra gripe do vírus A (H1N1).

    6. Há tratamento para Influenza A (H1N1) no Brasil?

    Sim. O Ministério da Saúde adotou um protocolo para tratamento, com utilização de um medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir) que será usado apenas nos pacientes que cumpram a indicação descrita no protocolo. O remédio é indicado para ser for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. ALERTA: Ninguém deve tomar o medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus.

    7. O Brasil tem estoque de medicamento para tratamento de pacientes?

    Sim. O Ministério da Saúde conta com estoque estratégico suficiente para tratamento de casos de influenza A (H1N1). Para uso imediato, há 6.250 tratamentos adultos e 6.250 pediátricos, que estão sendo enviados aos estados de acordo com a necessidade. Além disso, o governo brasileiro possui, acondicionada em tonéis, matéria-prima para 9 milhões de tratamentos. O medicamento bruto está pronto para ser transformado em cápsulas. O inicio do processamento será indicado pelo Ministério da Saúde, conforme a necessidade.

    8. É seguro comer carne de porco e produtos derivados?

    Sim. Embora o nome popular da doença remeta a suínos, não há evidências de que esse novo subtipo de vírus esteja relacionado a transmissão por ingestão destes animais. Portanto, não há risco no consumo de produtos de origem suína.

    9. O que é uma pandemia?

    Uma pandemia pode ocorrer quando surge um novo agente como, por exemplo um vírus, contra o qual a população não está imunizada – não há vacina pronta, nem o corpo das pessoas conhece o vírus. Assim, muitos são atingidos, resultando em uma epidemia que se espalha em diversos países. Fatores como o incremento do fluxo de pessoas entre países, a urbanização e o crescimento populacional contribuem para acelerar esse processo.
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) divide seus países membros em seis regiões: África, Américas, Sudeste Asiático, Europa, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental. Além disso, possui fases de alerta para pandemia, em uma escala de 1 a 6.

    O alerta 5 da OMS, fase em que nos encontramos no momento, é quando o há transmissão sustentada do vírus, de homem para homem, em pelo menos dois países de uma mesma região.

    O organismo internacional eleva o nível de alerta para a fase 6 quando há uma transmissão sustentada do vírus, de homem para homem, em pelo menos duas dessas regiões.


    10. Como o Brasil está se preparando para uma pandemia de Influenza A (H1N1)?

    O Brasil está bem preparado para uma possível pandemia. Isso porque o governo brasileiro já havia começado a estruturar sua rede de vigilância para influenza há nove anos (em 2000). Por causa do enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) entre 2002 e 2003 e a partir de então a ameaça de uma possível pandemia de gripe aviária, em 2003, o governo brasileiro constituiu um comitê técnico para a elaboração do plano de preparação brasileiro para o enfrentamento de uma pandemia de influenza e iniciou a preparação de unidades hospitalares de referência. Esse plano está pronto há mais de dois anos e começou a ser colocado em prática no momento em que o Brasil foi notificado pela OMS dos casos de Influenza A (H1N1), em 25 de abril passado. O Brasil conta com 54 centros de referência, em todo o Brasil, preparados para tratar possíveis doentes. Estas unidades se enquadram em parâmetros exigidos pela OMS para o atendimento à essa doença, com área livre para isolamento de contato, equipamentos de proteção individuais para acompanhamento, exames e tratamento dos casos. A estruturação da vigilância epidemiológica também teve um grande avanço na preparação para essas emergências, destacando-se a constituição da Rede CIEVS, que conta com 22 unidades em estados e municípios de capitais, com capacidade de detectar e responder rapidamente a essas emergências.

    11. Quais medidas estão sendo adotadas com relação aos voos internacionais?

    Sim. Dentro da aeronave em voo: as tripulações das aeronaves estão orientadas a informar os passageiros, ainda durante o vôo, sobre sinais e sintomas da influenza A (H1N1). Adicionalmente, a tripulação solicitará que passageiros com esses sintomas se identifiquem à tripulação. Esses passageiros identificados serão encaminhados para os postos da Anvisa ainda no aeroporto.

    Ao desembarcar, todos os viajantes procedentes de países afetados, recebem folder/panfleto com informações, em português, inglês e espanhol, sobre os sinais e sintomas, medidas de proteção, higiene e orientações para procurar assistência médica. Complementarmente, a Infraero veicula, nesses aeroportos, informe sonoro.

    Todos os passageiros vindos de outros países tem suas Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), retidas pela ANVISA. A DBA atua como fonte de informações para eventual busca de contatos se for detectado caso suspeito na mesma aeronave.

    O passageiro procedente de país afetado que sentir os sintomas em casa após 10 dias de retorno da viagem deve procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

    12. Como está sendo feito o controle sanitário de passageiros internacionais nos aeroportos do país?

    Com a elevação do nível de alerta da OMS de 4 para 5, a Anvisa passou a monitorar todos os vôos internacionais que chegam ao Brasil. Em caso de identificação de casos suspeitos, o viajante será encaminhado, juntamente com passageiros próximos a ele para avaliação clínica e epidemiológica na unidade de atendimento do aeroporto, e se necessário, encaminhamento para hospital de referência. Os demais passageiros serão liberados, após receberem informações sobre a doença.

    Para ampliar a vigilância, a ANVISA ampliou seu quadro de funcionários nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, principais portas de entrada dos vôos internacionais no Brasil. No momento, 82 funcionários se revezam em três turnos, em Guarulhos, e 55, no Galeão.

    13. Quais ações de controle estão sendo feitas em navios?

    Nas embarcações que chegam ao país, o comandante ou representante legal deve informar imediatamente à autoridade sanitária todos os casos que se encaixam na definição de suspeito para influenza A (H1N1). Nessa situação, as embarcações só recebem autorização para atracar após a inspeção sanitária a bordo, realizada em fundeio ou área designada.

    14. Qual é tratamento dado aos resíduos sólidos de navios ou aeronaves?

    Resíduos sólidos provenientes de aeronaves ou embarcações com casos suspeitos serão classificados como resíduos do tipo A, ou seja, potencialmente infectantes. O descarte desses resíduos passará por procedimentos de inativação microbiológica antes da destinação final.

    15. Para quais casos é recomendado o uso de máscaras de proteção?

    Os equipamentos de proteção individual, como máscaras, devem ser utilizados por pessoas que apresentam os sintomas e pelos profissionais envolvidos no seu atendimento e na inspeção dos meios de transporte nos quais eles se encontravam. No nível de alerta internacional de número 5, a OMS não recomenda o uso de máscaras por pessoas saudáveis.

    16. Existe algum controle de identificação e rastreamento de passageiros que chegam ao país?

    Sim. Todo viajante procedente do exterior deve preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA) – declaração da Receita Federal do Brasil onde constam, entre outros, seus dados pessoais. A DBA fica disponível para as autoridades sanitárias, caso seja necessário rastrear passageiros que estiveram em determinado vôo.

    17. Quais as recomendações do Ministério da Saúde para os viajantes internacionais?

    a) Aos viajantes que se destinam aos países afetados:

    • Em relação ao uso de máscaras cirúrgicas descartáveis, durante toda a permanência nos países afetados, seguir rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias locais.
    • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
    • Evitar locais com aglomeração de pessoas.
    • Evitar o contato direto com pessoas doentes.
    • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
    • Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
    • Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
    • Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países.
    • Não usar medicamentos sem orientação médica.

    Atenção! Todos os viajantes devem ficar atentos também às medidas preventivas recomendadas pelas autoridades nacionais das áreas afetadas.

    b) Aos viajantes que estão voltando de viagens internacionais:

    Viajantes procedentes de outros países, independente de ter ou não casos confirmados, que apresentarem alguns dos sintomas da doença até 10 dias após saírem dessas áreas afetadas devem:

    • Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
    • Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

    18. O que a população pode fazer para evitar a influenza?

    Alguns dos exemplos de cuidados para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória são:

    • Lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz).
    • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
    • Usar lenço de papel descartável.
    • Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar.
    • Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 cinco dias após o início dos sintomas).

    • Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados).
    É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.

    • Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação.
    • Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.


    ESPERO QUE AS DICAS OS AJUDEM A NÃO PEGAR O VIRUS
     

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