Barueri













OBRAS NA EDUCAÇÃO


Além de possuir todo o ensino fundamental municipalizado, Barueri segue investindo com seriedade na educação, atendendo a necessidade de melhorias na estrutura.

Com novas e espaçosas instalações, os alunos melhoram suas condições de aprendizagem. Mas o investimento do governo municipal no ensino não pára por aí. Toda a rede de ensino é atendida com merenda balanceada in natura.

Todas as escolas proporcionarão a inclusão de alunos com mobilidade reduzida.


DEPARTAMENTO DE APOIO ESPECIALIZADO
A “Educação para Todos” não é assunto novo e podemos afirmar que a posição defendida pelas Declarações Internacionais e a conseqüente repercussão na Legislação Nacional são resultado de uma longa história em defesa dos direitos humanos.

A tendência internacional da busca da real inclusão de todos na escola, reconhecendo esta como espaço para as diferenças e para o suprimento das necessidades individuais de cada aluno, é acompanhado em nossas leis, na Constituição Federal (1988), no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), entre outras, garantindo a inclusão do aluno com deficiência ou necessidade educacional especial no ensino comum.

Os desafios são grandes, pois implicam na reflexão sobre currículo, organização, avaliação, recursos, planejamento e, principalmente, concepção de aluno, afinal, precisamos reconhecer as diferenças e buscar entender as necessidades de cada um.

O DAE – Departamento de Apoio Especializado tem como objetivo a assessoria aos profissionais da educação do município de Barueri neste processo de reflexão, para isso conta com profissionais da fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Estes profissionais sob orientações éticas e normatização de seus respectivos conselhos de profissão devem escolher de forma conscienciosa as estratégias utilizadas em cada caso no intuito de melhor alcançar seus objetivos de apoio. Atualmente, a equipe do DAE tem a seguinte formação:


EQUIPE ADMINISTRATIVA
Equipe formada por Diretor de Departamento, Chefe de Divisão Especializada e Chefe de Seção Especializada. Tem como objetivo acompanhar e orientar as ações das demais equipes oferecendo subsídios legais, materiais e organizacionais para todo o departamento.

EQUIPE DE APOIO ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS
Equipe itinerante formada por Psicólogos, Fonoaudiólogos e Psicopedagogos que atuam diretamente nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tem como objetivo apoiar a comunidade escolar no desenvolvimento educacional utilizando técnicas e instrumentos específicos. Cada equipe oferece apoio à, aproximadamente, 10 (dez) escolas.


EQUIPE DE ATENDIMENTO ÀS ESPECIALIDADES

Equipe formada por Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Neurologista e Auxiliar de Enfermagem que atuam na Escola de Educação Especial. Tem como objetivo o atendimento clínico de alunos do Ensino Fundamental encaminhados pelas equipes de apoio às escolas, além de oferecer assessoria especializada à comunidade escolar da EMEE.


EQUIPE DE COORDENAÇÃO DE INCLUSÃO CIN-BARUERI
Equipe formada por Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta. A equipe de Coordenação de Inclusão tem como objetivo oferecer subsídios ao programa de inclusão social no município com ações intersecretariais.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Featured